Phishing é o crime de induzir as pessoas a compartilhar informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito. Assim como na pesca real, há muitas maneiras de capturar uma vítima, mas a tática de phishing é a mais comum.
As vítimas recebem um e-mail ou mensagem de texto que se faz trespassar por (ou “engana“) uma pessoa ou organização em quem confiam, como um colega banco ou agência governamental. Quando a vítima abre o e-mail ou mensagem de texto, ela encontra uma mensagem assustadora que a leva a jogar fora o bom senso assustando-a. A mensagem exige que a vítima acesse o site e aja imediatamente ou arrisque as consequências.
Se o usuário for vítima e clicar no link Eles estão entregando sites fictícios legítimos. Em seguida, eles serão solicitados a fazer login com seu nome de usuário e senha. Se forem ingênuos o suficiente para obedecer, as credenciais são remetidas para ladrões que as usam para surrupiar identidades, surrupiar contas bancárias e vender informações pessoais no mercado negro.